Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Agronegócio

'Youtuber do agro' compra R$ 10 milhões em terras com dinheiro do canal

O canal já conta com quase 1 milhão e meio de inscritos, apenas com vídeos sobre videogames de agricultura

Quem já imaginou comprar R$10 milhões em terras agrícolas apenas com dinheiro de videogame? Sendo um Youtuber.

Aos 15 anos, Grant Hilbert iniciou um canal de jogos agrícolas no YouTube em seu quarto, trabalhou por sete anos para ganhar 1,3 milhão de seguidores, e fez história como a primeira pessoa a entrar na agricultura por meio de videogames.

Hilbert não é nem um influenciador, mas apenas um simples agricultor de milho e soja.

A agricultura dos Estados Unidos, acredita ele, está nos estágios iniciais de uma mudança de paradigma de acesso:

“Se eu consegui fazer isso, qualquer criança com vontade deveria conseguir”. Com um pé nas plantações e outro nos jogos, Hilbert, 24 anos, opera dois canais no YouTube e está começando a dar passos firmes no comando de uma empresa que se prepara para lançar um videogame inovador, American Farming,.

História

Hilbert nasceu em 1998, antes da explosão dos jogos online ou da estreia do YouTube, na era antiga do PlayStation 1 e do Nintendo 64. O garoto teve sua criação nos subúrbios de Ankeny, cerca de 30 quilômetros acima de Des Moines (capital do estado norte-americano de Iowa).

Ao longo de sua infância, Hilbert passava suas férias nas fazendas da família no condado de Kossuth (um dos 99 do estado de Iowa). O menino sentia que a agricultura se “infiltrava em seu sangue”, e foi se apaixonando pelo meio.

“Mesmo quando criança, era meu sonho cultivar”, explica Hilbert. “Todo mundo tinha atletas ou celebridades como heróis, mas meus ídolos eram os fazendeiros. Se eu tivesse que trabalhar duro e economizar cada centavo até os 50 anos para comprar terras agrícolas, isso é o que eu teria feito.”

No entanto, o precoce Hilbert não imaginava a rapidez com que alcançaria seu objetivo de vida.

Crescendo

Uma infância no meio-oeste dos Estados Unidos (local popular pelas fazendas) foi como um livro didático para Hilbert levar para a vida.

Lição de casa, escola, liga infantil e uma dose de videogame Xbox à noite durante o tempo livre. O resultado foi um adolescente equilibrado, relativamente quieto e introspectivo – muito diferente de um nerd de computador ou jogador. O irmão mais novo de Hilbert, Spencer, dois anos mais novo, diz que Hilbert era comum, exceto por um nível notável de consciência sobre dinheiro.

“Nossos pais, especialmente nossa mãe, que trabalhava em um banco, realmente estimulavam o conhecimento financeiro”.

Youtuber

Foi então que o YouTube estreou em 2005. Quase uma década depois, o serviço de compartilhamento de vídeos explodiu, oferecendo a qualquer um a possibilidade de produzir coneteúdo e ganhar dinheiro com eles.

Então, Hilbert, de quinze anos, e um amigo, iniciaram o The Squad, um canal com uma variedade de vídeos jogando jogos de videogame. Entre eles, estava o Farming Simulator, jogado exclusivamente por Hilbert. O jogo de videogame é repleto de equipamentos e colheitas da vida real. Simplesmente, o jogador vira um fazendeiro. O jogo pode parecer infantil à primeira vista – mas é extremamente viciante e emocionante para o público. O jogo já tem milhões de cópias vendidas.

Apesar de apresentarem outros jogos, os seguidores do canal se fixaram exclusivamente no Farming Simulator – e em nenhum outro jogo. Hilbert entendeu a dica e adotou uma abordagem de dar ao público o que eles quisessem. Hilbert filmou a si mesmo “sendo fazendeiro” e conquistou um público vasto com seus vídeos.

“Eu sabia que havia uma grande oportunidade de negócios no YouTube. Pessoalmente, nunca fui um grande observador do YouTube e não tinha um grande plano para isso. Eu só sabia que se você tivesse visualizações suficientes, poderia ganhar dinheiro com isso. A chave era reconhecer o que as pessoas queriam assistir, e o Farming Simulator chamou a atenção dos espectadores do YouTube. Alinhava-se perfeitamente com a minha paixão pela agricultura.”, contou o Youtuber.

“Tudo era focado em fazer vídeos para o YouTube e depois nas horas vagas procurar outras oportunidades de negócios e aprender através de livros e podcasts como alocar capital de forma mais eficaz. Meus amigos acharam um pouco estranho porque eu tentei ficar longe de qualquer vida de festa ou qualquer coisa que desperdiçasse muito tempo. Era tudo uma questão de prioridades.”, destacou.

Bons números?

Modesto, Hilbert minimiza seu sucesso. Contudo, ele é responsável por popularizar o conteúdo agrícola YouTube com 1.500 vídeos postados até agora. Em seu primeiro ano na plataforma, o Youtuber conquistou 100.000 inscritos. No segundo ano; 300.000; E no terceiro, já tinha 600.000.

Depois do grande crescimento, seu objetivo era bater um milhão de inscritos. Então, no exato momento em que Hilbert conseguiu concluir uma graduação em negócios agrícolas e economia na Iowa State University – no dia de sua formatura em 2020, sua contagem de inscritos finalmente ultrapassou os sete dígitos.

Ser youtuber deu dinheiro

A receita que ele obteve, com base em visualizações abriu um grande caminho para a compra de um terreno.

“O YouTube paga de acordo com quem e quantas pessoas você traz,”, explica Hilbert.

Com uma enorme audiência conquistada após uma rotina de quatro anos, Hilbert vasculhou sites de leilão, e conseguiu comprar sua primeira fazenda em dezembro de 2020. O tamanho? 120 acres no condado de Mahask. Logo após, Hilbert comprou mais uma metade, totalizando 250 acres avaliados em R$ 10 milhões.

Irmãos agricultores

Os irmãos plantaram sua primeira safra na primavera de 2021, e Hilbert narrou a jornada da fazenda com um segundo canal no YouTube, com o mesmo nome de Grant Hilbert. Em poucos meses, o segundo canal do YouTube alcançou mais de 100.000 inscritos.

Mais uma vez, Hilbert sabia que os fiéis do YouTube clamavam por conteúdo agrícola.

“No meu canal pessoal do YouTube, o público quer aprender sobre a realidade agrícola genuína – todos os sucessos e fracassos envolvidos no cultivo. Eu tento mostrar tudo. No canal The Squad, o público quer se divertir com o conteúdo do Farming Simulator.”

Jogo próprio

Um ano antes do início da operação agrícola de Hilbert, ele abriu uma empresa de software, a SquadBuilt Inc., com os olhos postos em um grande jogo de simulação agrícola, American Farming. O jogo está programado para estrear neste mês de dezembro.

“American Farming é um jogo para celular que se concentra exclusivamente na agricultura dos EUA. Ele conta com fazendas americanas, cidades, marcas baseadas nos EUA, e assim por diante. Além disso, também conta com muitas outras características da agricultura do Centro-Oeste”, observa Hilbert.

“Temos oito funcionários e cinco caras em tempo integral, de desenvolvedores a artistas técnicos. Temos uma ótima equipe e há muitas oportunidades de inovar em jogos agrícolas realistas. Mal posso esperar para ver para onde a empresa vai.”

Com uma fazenda, dois canais no YouTube, uma empresa de software e vários investimentos adicionais, Hilbert se sente feliz com tudo que conseguiu conquistar, principalmente por estar envolvido no meio agrícola.

Inspiração

Por fim. o youtuber disse que quer ver outras pessoas se interessarem pelo meio do agro. Além disso,incentiva os jovens a entrarem no meio da criação de conteúdo, principalmente quando se fala de agricultura.

“Olhe para o Instagram, Twitter, YouTube e outras plataformas. As pessoas documentam a vida cotidiana. Por isso, a curiosidade pelo dia a dia do mundo agrícola, é muito grande, então nada melhor do que documentar isso para os espectadores.”

Sair da versão mobile