Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Agropecuária foi setor que mais cresceu em 2008

Destaque de desempenho ficou por conta da lavouraA agropecuária foi a atividade econômica com maior crescimento em 2008, revelam os dados do Produto Interno Bruto (PIB) que estão sendo divulgados pelo IBGE. O resultado do valor adicionado acumulado nos quatro trimestres do ano passado decorreu do desempenho dos três setores que o compõem: agropecuária (5,8%), serviços (4,8%) e indústria (4,3%). A taxa de crescimento da agropecuária foi de 5,8%, com destaque para o desempenho da lavoura.

Os destaques positivos na produção agrícola do ano foram: trigo (47,5%), café em grão (25%), cana (19,2%), milho em grão (13,3%), arroz (9,7%), feijão (5%) e soja (3,4%). Já os negativos foram o fumo (-6,9%), o algodão herbáceo (-2,4) e a mandioca (-1,3%).

Entre os subsetores da indústria, a maior alta foi na construção civil, com crescimento de 8%. A seguir veio a eletricidade e gás, água, esgoto e limpeza urbana, com 4,5% de expansão. A indústria extrativa mineral subiu 4,3%, impulsionada principalmente pelo crescimento anual de 5,2% na produção de petróleo e gás e de 1,9% na produção de minério de ferro. A indústria da transformação apresentou crescimento de 3,2%.

Na área de serviços, as maiores altas ficaram com os subsetores de intermediação financeira e seguros, com crescimento de 9,1%. Serviços de informação (mais 8,9%) e comércio (mais 6,1%) também se destacaram.

Também cresceram os subsetores de outros serviços (4,5%); transporte, armazenagem e correio ( mais 3,2%), serviços imobiliários e aluguel (expansão de 3,0%), e administração, saúde e educação pública (mais 2,3%).

Sair da versão mobile