Com água em abundância, terras férteis e topografia plana, que favorece a mecanização agrícola, o Tocantins tem se despontado como o novo polo agrícola do Brasil. A pecuária bovina de corte foi a precursora do estado, mas a produção de soja, milho, arroz e feijão também avançam a passos largos.
Para comemorar essa pujança, bem como o crescimento das exportações, o tema escolhido para a 13ª edição da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins) foi “Compliance no Agro”. A feira conta com 850 expositores reunidos em 400 mil metros quadrados.
De acordo com o secretario de Agricultura e Pecuária do estado, Jaime Café, a produtividade tem se destacado por lá. “Se desenvolveu uma tecnologia muito boa no milho. Nossa expectativa de colheita é acima de 150 sacas por hectare. Quanto ao feijão-caupi, feijão-mungo, exportados para países como China e Índia. Boa parte também fica para o mercado interno […]”.
Segundo ele, são mais de dez auditórios espalhados pela feira com palestrantes do Tocantins e de outros estados ministrando conhecimentos sobre o que é o compliance no setor.
“Esse regramento, arcabouço de normas que fazem com que o produtor esteja legal sob o ponto de vista de todas as demandas feitas pelo mercado”.
Melhoramento genético na Agrotins
A expansão do mercado de melhoramento genético do Norte do país tem levado muitos pecuaristas para o Tocantins. Assim, os criadores têm aumentado a precocidade de abate.
O produtor de Nelore Jal, José Luiz Boteon, informa que o Tocantins possui, atualmente, sete frigoríficos.
“Estamos com uma quantidade de gado de alta qualidade e com preço razoável dentro do mercado nacional. Mas podemos melhorar, já que o estado do Tocantins não é um dos que tem o melhor preço da arroba, mas estamos lutando para o governo nos ajudar e melhorar esse mercado”.
Exposição de tecnologia
Alguns touros geneticamente modificados estão expostos na feira, além de máquinas, equipamentos, implementos e conectividade no campo. Exemplos são o 4G com raio de 20 quilômetros de cobertura para a fazenda e as câmeras de segurança com tecnologia térmica e que focam em placas de carros.
Para ter acesso às novas tecnologias apresentadas aqui na feira, os visitantes contam também com várias instituições financeiras com condições especiais de crédito.
A expectativa é de que essa 13ª edição da Agrotins ultrapasse a meta de volume de negócios do ano passado, ultrapassando 2,5 bilhões.