PROJETO DE LEI

Agrotóxico ou pesticida? Representante do Ministério da Agricultura defende mudança de nomenclatura

De acordo com Victor Torres, coordenador-geral de agrotóxicos e produtos afins do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), a justificativa é o caráter pejorativo associado ao termo 'agrotóxico'

defensivos agrícolas, agrotóxicos
Foto: Mapa

Em tramitação no Senado, o Projeto de Lei 6.299/2002, que regula o uso de produtos fitossanitários no Brasil, também prevê a substituição do termo ‘agrotóxico‘.

De acordo com Victor Torres, coordenador-geral de agrotóxicos e produtos afins do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), a justificativa para a mudança é o caráter pejorativo associado ao termo, que poderia prejudicar a imagem do Brasil no cenário internacional.

“Atualmente, o Brasil está almejando conquistar mercados cada vez mais exigentes”, afirmou Torres.

“O uso do termo ‘agrotóxico’ internamente pode dar a impressão de que seu uso é irregular, o que não condiz com a realidade.”

Torres enfatizou ainda que o uso adequado de pesticidas é uma ferramenta essencial para promover a sustentabilidade na agricultura.

“Pesticidas, quando utilizados de forma correta, desempenham um papel fundamental para os agricultores”, acrescentou Torres.

“Devemos encará-los como uma ferramenta indispensável para a produção de alta qualidade, desde que seu uso seja responsável e respeitoso com o meio ambiente e a saúde humana.”

A mudança de nomenclatura ainda depende da aprovação do Congresso Nacional.