AIE reduz em 3,3% estimativa de produção de etanol dos EUA

Diminuição é atribuída à seca que atinge Meio-Oeste do país e prejudica as lavouras de milhoA Administração de Informação Energética (AIE) dos Estados Unidos reduziu em 3,3% a estimativa de produção de etanol em 2012 no país de 900 mil barris por dia para 870 mil barris por dia (um barril = 159,99 litros). A seca que atinge o Meio-Oeste dos Estados Unidos continua a prejudicar as lavouras de milho, principal matéria-prima do biocombustível. A AIE espera que a produção de etanol se recupere apenas no segundo semestre de 2013.

Com o aumento dos preços do milho, legisladores americanos pediram à Agência de Proteção Ambiental (EPA) para flexibilizar as normas que determinam a mistura do etanol à gasolina. Em carta à administradora da EPA, Lisa Jackson, mais de 150 legisladores dos Estados Unidos disseram que Padrão de Combustíveis Renováveis (RFS) acentua a competição pelo milho e provoca o aumento de preços, prejudicando pecuaristas e fabricantes de alimentos.

Produtores de gado e aves solicitaram a suspensão temporária do RFS por causa da seca. Entretanto, o executivo-chefe do grupo de lobby Growth Energy, Tom Buis, disse na semana passada que é irresponsável culpar o etanol pela falta de chuva. Buis acrescentou que o mercado vai se ajustar às mudanças.

– Nós nunca ficamos sem milho, e este ano não será diferente.