Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Alagoas discute revitalização da produção de banana

Evento promove troca de experiências entre empreendedores e profissionais do setorProdutores de banana, técnicos e empresários ligados ao setor da fruticultura se reúnem em União dos Palmares (AL) nesta terça, dia 21, para o Encontro dos Produtores de Banana do Território Mata Alagoana. O evento, promovido pelo Sebrae em Alagoas, visa fortalecer a produção no Estado por meio da troca de experiências entre empreendedores e profissionais do setor.

Cerca de 180 pessoas devem participar do encontro, que irá discutir assuntos relacionados à comercialização, acesso a mercados, controle de doenças e organização de cooperativas. Entre os palestrantes estão o pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Zilton José Maciel; o presidente da Cooperativa dos Produtores de Banana de Bom Jesus da Lapa (BA) Cleriston Duarte; e o coordenador do Projeto de Banana em Itajaí (SC), Jean Gern.

? O encontro será uma oportunidade de conhecermos as tecnologias utilizadas na produção de banana em diferentes estados brasileiros, além da organização dos produtores. Queremos melhorar a produção em Alagoas e revitalizar o setor ? afirma a gerente da Carteira de Agronegócios do Sebrae alagoano, Fátima Santos.

Segundo o assessor da presidência da Central de Abastecimento de Alagoas (Ceasa-AL), Artur Nogueira, há 10 anos, Alagoas era auto-suficiente na produção de banana prata. Hoje tem de importar a fruta de Minas Gerais, Bahia e Pernambuco para conseguir abastecer o mercado interno.

De acordo com dados da Ceasa-AL, em junho de 2008, o volume de banana importado desses estados superou a produção interna em 130%. Nesse período, das 470 toneladas da fruta comercializadas pela central, apenas 143 foram produzidas em Alagoas, nos municípios de União dos Palmares, Coruripe, Novo Lino, São José da Laje, Murici e Joaquim Gomes.

? Ibateguara era um município que tinha um volume de produção grande. Hoje, sequer recebemos o produto deles ? diz Artur.

O Brasil é o segundo maior produtor de banana no mundo. A produção, em sua maioria, é destinada ao mercado interno. A exportação gira em torno de 2% da produção nacional. Além do consumo fresco, a banana pode ser aproveitada para a obtenção de diferentes produtos, como farinha, doce, purê, néctar, passa, vinho, vinagre, cachaça e licor.

O Encontro dos Produtores de Banana do Território Mata Alagoana tem apoio da Prefeitura de União dos Palmares e será realizado no auditório da prefeitura. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas da sede do Sebrae, em Maceió.

Sair da versão mobile