A programação conta com oito palestras relacionadas ao processo exportador (oportunidades e desafios); às principais exigências sanitárias e fitossanitárias do mercado internacional; aos caminhos para a exportação do agronegócio, entre outras.
O seminário é promovido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, com o objetivo de estimular produtores rurais e demais agentes do agronegócio local a participarem do mercado internacional de alimentos.
Outra finalidade do evento é a integração contratual, tema de uma das palestras. Com isso, além de instruir e incentivar os produtores locais a começaram a exportar suas mercadorias, o Ministério incentiva também a união dos produtores individuais em cooperativas, associações, condomínios rurais ou consórcios. Essa ação coordenada permite melhor inserção e posicionamento no mercado mundial.
Dados do Estado
Com base em dados comparativos dos períodos acumulados de 2009 e 2010, Alagoas ocupa a 12ª posição no ranking de exportação de produtos agropecuários entre os 27 Estados do país. No ano passado, o Estado exportou o equivalente a US$ 928,3 milhões, 18,18% a mais que no ano anterior (US$ 785,5 milhões). Na região Nordeste, Alagoas fica atrás apenas da Bahia, que está em 7º lugar no país. No topo do ranking, está São Paulo, com US$ 18,9 bilhões.
Entre os produtos mais exportados pelo Estado, o complexo sucroalcooleiro (açúcar e etanol) ocupa o primeiro lugar, com US$ 915,8 milhões, de janeiro a dezembro de 2010. O número é 18,83% maior que o registrado no mesmo período de 2009. Deste total, só o açúcar acumulou no ano passado US$ 846,5 milhões, e o etanol US$ 69,3 milhões.
Há produtos com grande potencial de entrada no mercado internacional, como os de floricultura (flores ornamentais). O mel e a própolis vermelha também têm grandes chances de ganhar o mercado externo.