Após mais de 400 milímetros acumulados em 15 dias, entidades do setor se reúnem para avaliar o tamanho dos danos
Daniel Popov, de São Paulo (SP)
O município de Alegrete, no Rio Grande do Sul, semeou 45 mil hectares com soja na temporada 2018/2019. A expectativa inicial era de uma grande produtividade, mas o clima mudou tudo e o excesso de chuvas trouxe grande preocupação. Os prejuízos na cultura podem superar os R$ 13 milhões.
Dos 16 dias deste início de ano, choveram 11 acumulando mais de 400 milímetros no município. A média histórica para o mês, segundo o Inmet, é de 115 milímetros. Os relatos e fotos de lavouras totalmente destruídas não param de chegar. Com isso, as entidades ligadas ao setor agropecuário, juntamente com a Secretaria de Agricultura do município fizeram uma reunião na última quarta-feira, dia 16, para levantar o tamanho do prejuízo.
Inicialmente, estima-se que dos 45 mil hectares, que renderiam até 38 sacas de soja por hectare na média, 2,3 mil já estão totalmente destruídos. E os danos não param por ai. Segundo os integrantes da reunião, o excesso de água, pouca luz solar na atual fase reprodutiva podem afetar o resultado final de produtividade. “Acredito que pelo menos 4,5 mil hectares já foram perdidos. As entidades da nossa região não ouvem os produtores direito. Tanto que a média produtiva teve estar em 50 sacas, não 38 como dizem”, afirma um produtor da região.
Ou seja, acredita-se que do total plantado 12%, ou seja 189 mil sacas podem ter problemas. A soma de tudo isso renderá um prejuízo ao município próximo a R$ 13,2 milhões, só com a soja.
O prefeito da cidade, Márcio Amaral, afirmou que está atento aos problemas e que fará de tudo que for possível para ajudar o setor produtivo. “Estamos encaminhando um projeto para o Governo Federal, solicitando apoio no concerto das estradas que ficaram arrasadas e também pedimos ajuda em relação aos custeios”, afirma Amaral.
Reveja aqui as fotos e vídeos enviados pelos produtores!
Chuva não dará trégua nesta quinta
Segundo dados da Somar Meteorologia, nesta quinta-feira, dia 17, o município de Alegrete deve receber 56 milímetros acumulados. As pancadas devem ocorrer com maior intensidade entre a manhã e à tarde. O produtor de soja Edimar Ceolin, confirmou que por lá as precipitações estão volumosas nesta quinta. “Tá chovendo bastante por aqui hoje. Parte das minhas lavouras estão embaixo d’água ainda. E, conforme a chuva continua, as perdas podem aumentar mais”, diz.
Ceolin plantou nesta temporada algo em torno de 3,6 mil hectares na região da Fronteira Oeste do estado e estima que já perdeu pelo menos 600 hectares, que estão embaixo d’água por mais de 8 dias. “O produtor planta esperando o melhor e ver dia a dia as perdas aumentarem, sem parar de chover, fico muito preocupado sim”, diz.
Até sábado deve chover outros 10 milímetros acumulados e somente então as precipitações darão trégua para o município.
Confira abaixo!