Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Alemanha tomou medidas necessárias para conter contaminação de ovos, diz embaixador da UE

Governo alemão anunciou na última quinta o fechamento de 4,7 mil sítios e granjasO representante da União Europeia no Brasil, o embaixador português João José Soares Pacheco, disse nesta sexta, dia 7, que são suficientes as medidas tomadas para conter a contaminação por dioxina ? substância tóxica encontrada em ovos produzidos na Alemanha que também chegaram à Holanda e Inglaterra.

A origem da contaminação foi de óleos que seriam usados como biocombustíveis e, por acidente, foram distribuídos para a fabricação de rações de suínos e aves. O governo alemão anunciou nesta quinta, dia 6, à noite o fechamento de 4,7 mil sítios e granjas.

? Não queremos que o produto entre no circuito europeu ? afirmou Pacheco, em entrevista à Agência Brasil.

A dioxina, composto químico ligado ao desenvolvimento de câncer e que pode afetar mulheres grávidas, foi encontrada em pequenas quantidades, segundo autoridades britânicas e alemãs. Elas garantem que não há risco à saúde humana. O fechamento dos estabelecimentos seria apenas uma precaução.

O embaixador afirmou que não há risco do problema afetar o Brasil, pois o país não importa ração nem ovos da Alemanha. A Coreia do Sul, no entanto, anunciou a suspensão das importações de ovos e carnes de porco e de frango, animais que podem ter sido alimentados com a ração contaminada, da Alemanha.

A contaminação com dioxina foi descoberta no final de dezembro, mas revelada apenas no início da semana, quando autoridades alemãs informaram a presença da substância tóxica em três mil toneladas de ração. O incidente deve levar a União Europeia a implementar novas regras para a fabricação de rações animais.

Sair da versão mobile