De acordo com pesquisadores do Cepea, por enquanto, esse cenário ainda não influenciou os preços do café. Nessa quarta, dia 3, as cotações internacionais do café arábica caíram, limitando o volume de negócios no físico brasileiro.
O Indicador Cepea/Esalq do tipo 6 bebida dura para melhor, posto na capital de São Paulo, fechou a R$ 443,39 por saca de 60 quilos na quarta, recuo de 1,2% entre 27 de julho e 3 de agosto.
Previsão é de temperaturas baixas, entretanto, o risco de geadas nos cafezais é pequeno
A massa de ar polar que está sobre as regiões produtoras de café deve manter baixas as temperaturas na próxima madrugada. No entanto, é fraco o risco de geadas nos cafezais, conforme previsões da Somar Meteorologia.
? A madrugada desta sexta, dia 5, será parecida com a desta quinta, trazendo risco de geadas apenas em áreas de baixada no norte do Paraná, que poderão provocar danos aos pés de café mais novos. O pior já passou e foi na madrugada desta quinta. A geada não pegou o café ? informa a meteorologista da Somar, Cássia Beu.
Nessa quarta, o Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) divulgou alerta de geada, recomendando aos cafeicultores proteção dos viveiros e de cafeeiros com idade acima de seis meses. Segundo o Iapar, as condições atmosféricas nesta quinta também são favoráveis para formação de geadas nas demais regionais do Estado.
Conforme a Somar, a Mogiana paulista e o sul de Minas, regiões que concentram boa parte da produção de café do país, devem ter madrugada fria nesta sexta, mas não o suficiente para provocar geadas. Essas duas áreas devem ter mínima de 3 °C a 4 °C, enquanto o Cerrado Mineiro, outra importante área produtora, pode ter mínima de 6 °C.
A meteorologista acrescenta que a temperatura sobe bruscamente nas áreas produtoras a partir do fim de semana.
? Devemos ter dias quentes, como observado na segunda quinzena de julho e no início do inverno ? comenta Cássia.
Um bloqueio atmosférico vai impedir a entrada de novas frentes frias vindas do Sul.
? Não há previsão de chegada de nova massa de ar polar nos próximos dias ? conclui.