Alerta: PR e MT terão poucas janelas de tempo seco para colher a soja

A meteorologia prevê que produtores do Centro-Oeste, por exemplo, terão só até sexta, dia 16, para adiantar os trabalhos antes dos temporais previstos

As lavouras de soja do Paraná e do Mato Grosso estão passando por sérios problemas devido ao excesso de chuvas. No município de Cascavel, por exemplo, teve 50% mais chuvas em janeiro que a média normal. Em diversas áreas de soja a umidade do solo supera os índices de 90%.

Em Cascavel, a previsão aponta para pequenas janelas de tempo seco durante todo o mês de fevereiro e parte de março. Sem falar que de maneira geral são previstas mais de 165 milímetros acumulados nos próximos dias.

Já Mato Grosso também está com os índices de umidade do solo extremamente saturados, acima de 90%, sem falar em algumas áreas que estão encharcadas. Assim como no Paraná o estado terá uma janela de tempo seco, mas muito curta, até no máximo sexta-feira, depois disso os volumes serão gigantescos.

A meteorologia não prevê longas janelas de tempo seco para o estado, então o ideal é se preparar para retirar a soja o quanto antes.