De maneira geral, segundo a meteorologia, boa parte da região Sul ainda deve registrar chuvas. Uruguaiana pode ter 70 milímetros acumulados em um só dia
Nesta quinta-feira, dia 17, a passagem de uma frente fria pelo oceano organiza a umidade e deixa o tempo instável nas regiões Sudeste e Sul. Na faixa norte do Brasil a combinação de umidade e temperatura elevada favorece a formação de nuvens que mantém o tempo instável. No centro do país, em uma área que passa por parte do Sudeste, Nordeste e Norte, uma massa de ar seco sustenta o tempo firme.
SUL
O tempo segue instável em todo o sul do país, devido influência de uma frente fria. São esperadas pancadas mais fortes, com acumulados expressivos e potencial para temporais, na faixa leste de Santa Catarina, Paraná e no interior do Rio Grande do Sul. Nas demais áreas da região, as pancadas são com menor volume de água. Aliás, no oeste gaúcho o dia será bastante fechado e com chuva a qualquer hora. As temperaturas diminuem na metade sul gaúcha, por influência dos ventos que sopram do quadrante sul, enquanto desde o norte gaúcho até o Paraná o calor predomina com temperaturas superiores a 30°C durante a tarde.
Fronteira Oeste
As chuvas fortes ainda persistem nesta quinta-feira, em toda a região da Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul. Segundo a meteorologia, o município de Alegrete deve receber 56 milímetros acumulados e Uruguaiana 70 milímetros acumulados.
Confira abaixo!
Você viu?
Alegre faz as prejuízo na soja pode superar os R$ 13 milhões
SUDESTE
Pancadas de chuva na maior parte do Sudeste, pela influência de calor e umidade presente na atmosfera, associado também com a chegada de uma nova frente fria pela costa de São Paulo. São esperadas pancadas de chuva, com trovoadas, rajadas de vento e risco pontual para queda de granizo entre São Paulo, sul e triângulo mineiro. No norte mineiro e no Espírito Santo, a influência de uma massa de ar seco garante tempo firme e com predomínio de sol. As temperaturas seguem elevadas durante da tarde, inclusive o calor aumenta principalmente na capital fluminense por conta da aproximação da frente fria.
CENTRO-OESTE
Quinta-feira de chuva fraca e bastante irregular entre Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Já em Goiás, são esperadas pancadas de chuva de forte intensidade com risco de temporais de forma rápida e passageira no final do dia. O calor segue persistindo em toda a região.
NORDESTE
Chuva em toda a faixa norte da região, por influência da Zona de Convergência Intertropical, que favorece pancadas de chuva a qualquer hora do dia entre Maranhão e Ceará. As pancadas também acontecem entre Rio Grande do Norte e Alagoas, por conta dos ventos que sopram do mar e garantem pancadas isoladas e de baixo volume. No interior da Bahia, a massa de ar seco atua e mantém o dia de tempo firme e ensolarado.
NORTE
Quinta-feira de chuva em toda a região Norte, por influência de calor e umidade, porém sem volumes expressivos. Em Roraima, a chuva é fraca, isolada e com baixo volume. As temperaturas seguem elevadas em toda a região.