ALERTA: temporais devem atingir lavouras de soja do Sul e Sudeste

Segundo a Somar Meteorologia, grandes volumes de precipitações estão previstas para esta terça-feira. Veja a previsão do tempo para 15 dias em alguns municípios!

As imagens de satélite desta terça-feira mostram instabilidades e muita nebulosidade concentradas mais na região Sul do país, por conta de uma baixa pressão na altura do Paraguai e de um corredor de umidade. Os estados do Paraná e São Paulo devem registrar chuvas expressivas. Já a região Nordeste e parte da Norte contam com tempo firme. Quer a previsão para 15 dias para sua cidade, acesse o Facebook do Projeto Soja Brasil e peça nos comentários! Todos os dias destacaremos um município por estado!

SUL

Após o avanço da frente fria, o tempo muda no Rio Grande do Sul, onde o céu fica nublado, a chuva ocorre a qualquer momento e a temperatura cai de forma acentuada. Enquanto isso, a frente fria segue avançando e leva chuva volumosa e com potencial para temporais entre Santa Catarina e Paraná, o sob o efeito de instabilidades também no interior do continente. Além da chuva, os ventos sopram com intensidade em torno de 70 km/h entre Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

SUDESTE

Tempo instável e expectativa de chuva em boa parte do Sudeste, especialmente no estado de São Paulo e sul do Rio de janeiro devido aproximação de uma frente fria. Na maior parte do dia, o sol predomina e faz calor, o que serve de combustível para os temporais com trovoadas, descargas elétricas e até eventual queda de granizo. O que chama a atenção são os altos volumes de chuva previstos para leste paulista e sul fluminense entre a noite de terça-feira e a madrugada de quarta-feira. Há potencial para transtornos com alagamentos, transbordamento de rios, deslizamentos de terra. Enquanto isso, o tempo firme predomina entre a metade norte de Minas Gerais, norte do Rio de Janeiro e Espírito Santo devido a atuação de uma massa de ar seco que inibe a formação de instabilidades.

CENTRO-OESTE

Ainda chove em praticamente toda a região, com exceção do extremo norte de Goiás onde uma massa de ar seco avança e diminui a chance de chuva em municípios que fazem divisa com a Bahia. O risco para temporais persiste sobre o estado sul-mato-grossense, além da metade sul de Mato Grosso devido a combinação de instabilidades no interior do continente. O calor segue intenso nos três estados, além do Distrito Federal.

NORDESTE

Pouca coisa muda e a chuva ainda persiste nas áreas mais ao norte da região, com volumes mais expressivos entre Maranhão e Piauí, onde aliás, a chuva deve ocorrer acompanhada por trovoadas e descargas elétricas. Na maior parte do sertão nordestino, especialmente sul do Piauí, interior de Pernambuco e Bahia, sol entre poucas nuvens.

NORTE

As pancadas de chuva persistem em praticamente toda a região, especialmente na faixa oeste onde os acumulados são mais expressivos. Em Roraima, tempo firme.

Veja mais notícias sobre soja