Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Algodão: Brasil pode rever suspensão de retaliações aos EUA, diz Miguel Jorge

Ministro defendeu o acordo entre os dois paísesO ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge, avaliou que a suspensão da aplicação de retaliações por parte do Brasil contra os Estados Unidos pela concessão de subsídios aos produtores de algodão foi uma boa decisão, mas que pode ser revista caso o governo norte-americano não cumpra parte dos compromissos do acordo.

? O acordo foi emblemático para que as decisões da Organização Mundial do Comércio sejam cumpridas à risca. Ele reforça a posição institucional da OMC, exatamente pelo fato de que, até hoje, nenhuma retaliação havia sido aplicada. Pior do que qualquer má negociação é a briga ? disse o ministro, ao participar do Seminário Agregação de Valor nas Cadeias Produtivas da Economia Brasileira, realizado em São Paulo.

? A qualquer momento que nós considerarmos que os EUA infringiram qualquer um dos compromissos, nós voltamos com a retaliação. Acho que isso é um passo dos mais importantes ? alertou.

Miguel Jorge ressaltou que a retaliações não estão suspensas, nem mesmo atrasadas.

? Não tem nada suspenso. Não está em ‘delay’ está ‘on hold’ ? declarou.

O ministro defendeu o acordo entre Brasil e EUA e reiterou que o governo não poderia exigir do Executivo americano que assumisse compromissos em nome do Congresso daquele país.

? Nós não poderíamos exigir do governo americano que acabasse com a Farm Bill, que está no Congresso e que a maioria dos congressistas decidiu aprovar. O que nós fizemos foi negociar várias questões que melhoram as condições dos nossos produtos em relação ao mercado internacional. No caso do algodão, um fundo de US$ 147 milhões é uma medida muito importante ? analisou.

De acordo com o ministro, a primeira parcela desse dinheiro deve ser depositada entre esta sexta, dia 18, e sábado, 19, numa conta aberta especialmente para o fundo.

Sair da versão mobile