Agricultores familiares aguardam resposta do governo para adesão ao Sistema de Atenção à Sanidade

Medida que proporciona comercialização de produtos a nível nacional foi anunciada durante lançamento do Plano SafraEstá valendo, a partir desta quarta, dia 13, decreto que estipula prazo de 60 dias para que o governo federal responda aos Estados que solicitaram adesão ao Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa). O documento assinado nessa terça, 12, pela presidente Dilma Rousseff, possibilita que os produtos da agricultura familiar sejam vendidos em todo o país.

A medida, aguardada pelos pequenos agricultores, foi anunciada no lançamento do Plano Safra da Agricultura Familiar, em Francisco Beltrão (PR). Segundo a presidente, o governo pretende organizar a demanda desses produtos familiares para que o setor possa se desenvolver e gerar mais renda, com a expansão e venda em território nacional. Ao todo, 11 Estados aguardam resposta de Brasília sobre a adesão ao sistema.

O secretário nacional de Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Laudemir Müller, ressalta que, desde a criação do Suasa em 2006, dos 14 Estados, apenas Minas Gerais, Paraná e Bahia tiveram a solicitação atendida. Müller pondera, entretanto, que o governo não abrirá mão da qualidade.