Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Atraso na colheita de soja prejudica plantio de algodão em Mato Grosso

Em relatório, consultoria aponta que as estimativas de produção e produtividade não foram afetadas

Fonte: Antonio Alencar/Canal Rural

A consultoria Céleres informou que o atraso na colheita da primeira safra de soja em Mato Grosso tem limitado o avanço da semeadura de algodão. A situação ocorre mesmo nas áreas de soja precoce, destacou a consultoria em relatório divulgado nesta quarta, dia 7.  

Com base em dados do Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea), a Céleres afirma que, até o dia 2 de fevereiro, o plantio alcançava 72% da área destinada à cultura, 13 pontos percentuais a menos em comparação com a safra passada e quase 20 pontos percentuais abaixo da média dos últimos cinco anos.

Apesar do atraso na semeadura, a produtividade de 2017/2018 segue projetada em 1,54 tonelada por hectare, dentro da tendência histórica, e a produção continua estimada em 1,73 milhão de toneladas, 14,6% maior do que a da temporada passada.

Tanto na Bahia quanto em Mato Grosso, estados responsáveis por quase 85% da produção nacional de algodão, as condições climáticas estão razoavelmente favoráveis para o cultivo e, portanto, a estimativa para área plantada foi mantida em 1,12 milhão de hectares, 20% maior que a do ciclo 2016/2017.

Sair da versão mobile