Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Aumento de captura do bicudo preocupa produtores de algodão de Mato Grosso

Sul do Estado é área mais prejudicada e custos podem dobrarProdutores de Mato Grosso estão com sinal de alerta ligado por causa do bicudo do algodoeiro. Cresceu o número de adultos capturados em armadilhas instaladas nos sete núcleos de produção do Estado.

As ocorrências do bicudo aumentaram em 50% em relação ao ano passado. O produtor Sandro Marqueti Borrachi, de Lucas do Rio Verde, já projeta que os custos de produção devem dobrar.

O sul de Mato Grosso é o que mais sofre com o ataque da praga. Técnicos do Instituto Mato-grossense do Algodão (Ima-MT) estão visitando as propriedades da região para alertar os produtores sobre o problema. Segundo o pesquisador Félix Kmiecik, a captura do inseto em sete núcleos regionais de produção mostrou que o índice de infestação é bem maior em relação aos anos anteriores.

O técnico afirma ainda que é necessário seguir rigorosamente as recomendações da pesquisa, aplicando tecnologias adequadas às lavouras.

O pesquisador Eduardo Kwakami, da Fundação Mato Grosso, especialista em melhoramento genético de algodão, diz que é preciso estar alerta para evitar maiores prejuízos na lavoura. Além do bicudo, o produtor também tem de se preocupar com a mosca branca.

Sair da versão mobile