Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Café lidera lista de produtos com certificação ambiental

Trabalho de certificação começa a crescer também na cadeia produtiva do cacauA cadeia produtiva do café lidera os setores agrícolas nacionais com certificação ambiental.

? No café, isso já é consolidado ? disse à Agência Brasil o secretário-executivo do Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora), Luis Fernando Guedes Pinto.

Segundo ele, no setor florestal de papel e celulose, o processo está bem avançado e mais de 25% da produção brasileira certificados. As principais plantações se localizam no Centro-Sul do país. Na cadeia da madeira sólida, especialmente na Amazônia, a certificação, ou selo verde, já é conhecida e apresenta potencial significativo de crescimento.

? Ali tem muito para crescer. A certificação tem um papel fundamental a cumprir lá, porque menos de 5% da madeira brasileira é certificada com esse selo.

O trabalho de certificação começa a crescer também na cadeia produtiva do cacau. No setor sucroalcooleiro, envolvendo principalmente o açúcar para produção de etanol voltado à exportação, as regiões Nordeste e Centro-Oeste e o estado de São Paulo lideram as áreas de expansão da certificação no país.

Guedes Pinto vê um cenário promissor em termos da certificação de commodities (produtos agrícolas e minerais comercializados no mercado externo), sobretudo no que se refere à cana-de-açúcar, soja e carne, porque são produtos que o Brasil exporta em grandes volumes e são cultivados em regiões de expansão, onde há grande preocupação sobre o impacto social e ambiental dessas atividades.

? E alguns mercados estão condicionando a compra desses produtos brasileiros a garantias socioambientais. E esse trio (açúcar/álcool, carne e soja) não tem como escapar disso.

Causar impacto positivo no campo é o principal propósito do mercado de certificação ambiental, afirmou o secretário-executivo do Imaflora.

? Que ele realmente contribui para a conservação do meio ambiente, a proteção da natureza. E ele tem um componente social também.

Segundo Guedes Pinto, os produtores certificados também consideram questões relativas aos trabalhadores rurais, garantindo que essas pessoas trabalhem em condições de segurança e saúde, com moradia.

? Enfim, com uma série de questões que [vêm com o] selo. Esse é o propósito da certificação.

Para o consumidor, é a garantia de estar comprando produtos ecologicamente corretos e socialmente justos.

? É uma garantia dele estar contribuindo também para isso. É importante dizer que o consumidor faz sua opção na hora em que compra, optando por um produto certificado de maneira consciente.

Sair da versão mobile