No Brasil cada habitante consome 120 gramas de mel por ano, Número bem inferior à média dos europeus, que é de 1,5 quilo. Para aumentar o interesse da população brasileira pelo produto, o setor vai estimular o consumo.
? Nós estamos atendendo a uma demanda dos apicultores, que é agregação de valor. Vamos contemplar o mercado interno através de uma campanha nacional para aumentar o consumo de mel. E, no mercado externo achar uma destinação para o excedente ? afirmou o presidente da Confederação Brasileira de Apicultura, José Cunha.
Uma parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos (Apex Brasil) quer levar o mel para feiras internacionais e a novos mercados. O aumento da demanda interna e as boas perspectivas para o futuro do setor, considerado sustentável, motivaram o Banco do Brasil a investir na apicultura brasileira. Estados como Ceará, São Paulo, Mina Gerais e Rio Grande do Sul, o maior produtor nacional, vão ser incluídos num programa que pretende gerar negócios e fortalecer a atividade.
? O produtor vai ser beneficiado com capacitação, treinamento. Ele vai estar sendo informado e o nosso propósito é trabalhar com georeferenciamento para identificar a atividade no país inteiro ? disse o gerente do Banco do Brasil, Nonato Lima.
? O mercado interno absorve 25 mil toneladas, que totaliza 50 mil toneladas a produção do Brasil. As nossas possibilidades são de 200 mil, então nós temos muito o que trabalhar para proporcionar capacitação e treinamento aos apicultores ? acrescenta Cunha.
Os apicultores interessados no programa do Banco do Brasil devem procurar as cooperativas e associações de cada Estado.