Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Comissão de Agricultura aprova madeira como item de penhor

Foi aprovado substitutivo ao Projeto de Lei 83/11 com o objetivo de ampliar o alcance da propostaA Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural aprovou nesta quarta, dia 6, alteração no Código Civil para incluir a madeira, os produtos madeireiros e outros derivados de floresta plantada entre os itens que podem ser objeto de penhor agrícola.

Foi aprovado o substitutivo do relator, deputado Paulo César Quartiero (DEM-RR), ao Projeto de Lei 83/11, com o objetivo de ampliar o alcance da proposta. Para tanto, o substitutivo altera artigos do Código Civil e cria uma nova subseção específica, intitulada “Do Penhor Florestal”, determinando que o penhor que recai sobre colheita pendente, ou em via de formação, abrange a imediatamente seguinte, no caso de frustrar-se ou ser insuficiente à que foi dada em garantia.

O substitutivo também prevê a possibilidade do mutuário constituir com terceiros um novo penhor, caso o credor não financie a nova safra. O projeto tramita em caráter conclusivo e segue para a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, que deverá examiná-lo inclusive no mérito.

Oferta de crédito

O Código Civil permite o penhor de máquinas e instrumentos agrícolas; de colheitas pendentes ou em via de formação; de frutos acondicionados ou armazenados; de lenha cortada e carvão vegetal; e de animais do serviço ordinário de estabelecimento agrícola.
Segundo o relator Paulo César Quartiero, o projeto “preenche importante lacuna na legislação em vigor”. Por sua vez, o autor Bernardo Santana de Vasconcellos acredita que a inclusão da madeira e de produtos florestais vai contribuir para garantir a oferta de crédito rural, estimulando a atividade.

Sair da versão mobile