Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Conab aponta segunda maior safra de grãos da história

Colheita total fechou em 134,3 milhões de toneladasA produção nacional de grãos da temporada 2008/09, encerrada neste mês, é a segunda maior da história do país. De acordo com o décimo segundo levantamento da safra, divulgado nesta terça, dia 8, pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a colheita total fechou em 134,3 milhões de toneladas, atrás apenas das 144,14 milhões de toneladas do período anterior (-6,8%).

Algumas culturas tradicionais, como milho e soja, sofreram com a estiagem ocorrida no Centro-Sul, prejudicando a produtividade nos estados do Paraná, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul. A produção da leguminosa alcançou 57,1 milhões de toneladas, sendo cerca de 90% nos Estados do Centro-Sul e o restante nas regiões Norte/Nordeste. Já o milho total (1ª e 2ª safras) atingiu 50,1 milhões de toneladas, com destaque para os Estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Goiás, Bahia e Tocantins.

Por outro lado, a área plantada deste ciclo totalizou 47,7 milhões de hectares, aumento de 0,6% sobre a da safra passada, de 47,4 milhões de hectares. A extensão ocorreu, principalmente, nas lavouras de soja (21,7 milhões hectares) e milho da 1ª e da 2ª safras (14,1 milhões de hectares). Somadas, representam mais de 75% da área cultivada.

A estiagem que prejudicou essas duas maiores culturas no Mato Grosso, beneficiou, por outro lado, as lavouras de arroz no Estado gaúcho, que teve recorde de produtividade: saiu de 6.902 quilos por hectares para 7.150 quilos por hectare.

O feijão total também aumentou em área: de 3,99 para 4,18 milhões de hectares (+4,7%). Já a produção da leguminosa sofreu pequena redução: de 3,52 para 3,50 milhões de toneladas (-0,5%).

Esta última edição da pesquisa foi realizada no período de 17 a 21 de agosto. Os técnicos da estatal entrevistaram agricultores, agrônomos, técnicos de cooperativas, secretarias de agricultura, agentes financeiros e órgãos de assistência técnica e extensão rural dos principais polos produtores do país.

Sair da versão mobile