O parque industrial da cooperativa está recebendo investimentos de R$ 12 milhões para aumentar em 20% a produção de laticínios e em até 50% a industrialização de doces de frutas.
A partir do acréscimo da demanda da indústria em 2012, a necessidade de abastecimento de frutas será ampliada. Como o figo e a goiaba são as mais procuradas para a fabricação de doces, cooperativa e prefeituras da região trabalham juntas para incentivar esses cultivos.
Em Nova Petrópolis, a secretaria de Agricultura e Meio Ambiente intensificou o Programa de Fruticultura. Produtores interessados em diversificar os pomares recebem treinamento sobre as novas variedades e incentivo de 50% para a compra das mudas, explica o secretário Jorge Luiz Lüdke. Atualmente, são cultivados no município 50 hectares de figo e 10 hectares de goiaba, mas é necessário aumentar a produção no campo em 40%.
O agricultor Volmir Kich acredita na proposta e acompanha o crescimento dos novos pés de figo e goiaba em sua propriedade. Depois do curso de capacitação, plantou 320 mudas de goiaba e 1,5 mil mudas de figo em 2 hectares, onde ainda cultiva abóbora.
? É uma oportunidade de ampliar a renda ? explica Kich, que projeta vender à cooperativa nesta safra 40 toneladas de abóbora e, a partir de 2012, a mesma quantidade em figos e goiabas.