Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Crise dos Estados Unidos preocupa setor do algodão no Brasil

Temor dos produtores é que americanos deixem de pagar verba prevista em acordo na OMCA crise nos Estados Unidos preocupa o setor produtivo do algodão. O temor é que o repasse de recursos feito pelos americanos seja suspenso. O governo brasileiro já afirmou que se isso acontecer haverá retaliação. O assunto foi o destaque do primeiro dia do 8º Congresso Brasileiro do Algodão.

Na palestra de abertura do Congresso, foi mostrada a evolução do setor desde a década de 70 até os dias de hoje. No entanto, um dos principais assuntos em pauta foi o acordo internacional assinado em 2010 entre o Brasil e os Estados Unidos, que prevê o cumprimento de uma série de cláusulas pelos norte-americanos, entre elas, o pagamento de US$ 12 milhões mensais até 2012.

Em 2009, a Organização Mundial do Comércio (OMC) concedeu aos produtores brasileiros o direito de retaliar os Estados Unidos no valor total de US$ 829 milhões, valor reduzido pelo acordo firmado em 2010.

O IBA é um fundo criado para receber esse dinheiro. Com a crise americana, existe o risco que esse repasse seja suspenso. Um projeto já passou pela Câmara dos Representantes dos Estados Unidos e está agora no Senado. Caso o projeto seja aprovado, deve haver retaliações por parte do Brasil.

Sair da versão mobile