Demanda melhora e algodão doméstico encarece

Ritmo de negócios no mercado de fios está melhor que nos dois últimos meses de 2015

Fonte: Ministério da Agricultura

As cotações do algodão em pluma seguem em forte alta no mercado interno e já superam a paridade de exportação. Segundo o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), os produtores se mantêm firmes nos valores, com as atenções voltadas ao manejo da lavoura. Já os compradores precisam aumentar os preços para efetivar novas aquisições com entregas imediatas. 

Entre os vendedores, apenas as tradings, atentas às oscilações na Bolsa de Nova York e à forte valorização do dólar frente ao real, disponibilizam lotes no mercado interno. Em relação à demanda, mesmo com a dificuldade das fiações domésticas em absorver as altas da matéria-prima e demais custos, colaboradores do Cepea relatam que o ritmo de negócios no mercado de fios está melhor que nos dois últimos meses de 2015. 

Entre 19 e 26 de janeiro, o Indicador Cepea/Esalq com pagamento oito dias, referente à pluma 41-4, posta em São Paulo, subiu 5%, fechando a R$ 2,6154/lp na terça, dia 26. Na parcial de janeiro, o aumento é de 16,71%.