Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Dilma diz que pretende derrubar juro durante seu governo

Em visita à China, presidente também admitiu que câmbio brasileiro ainda é motivo de preocupaçãoA presidente Dilma Rousseff disse nesta terça, dia 12, em Pequim, que pretende "derrubar" o juro ao longo de seu governo, para torná-lo compatível com a taxa internacional. A mandatária visita o país asiático para fechar uma série de acordos, entre outros, relacionados ao agronegócio.

? Não vou derrubar depois de amanhã. Estou dizendo que é num horizonte de quatro anos. É possível, sim, perfeitamente. Esse é o desafio que o Brasil vai ter de enfrentar, pelo menos desta vez ? afirmou.

A declaração de Dilma ocorreu ao término de um dia repleto de compromissos entre ela e o presidente da China, Hu Jintao. Em rápida entrevista, a presidente admitiu que o câmbio no Brasil ainda é motivo de “grande preocupação”.

? Nós temos tomado todas as medidas num quadro em que a política cambial é de câmbio flexível. Todos nós sabemos, perfeitamente, o porquê nós estamos (fazendo isso). Vai desde a política de ajuste dos países desenvolvidos até o fato de que o Brasil ainda opera com taxa de juro mais elevada que o resto do mundo ? argumentou a presidente, que afirmou que situações como essa não se resolve por decreto.

Dilma afirmou que o governo está alerta, e tomando as medidas necessárias para que o câmbio não se transforme em problema “maior do que já é”.

Ao ser questionada sobre as reclamações de empresários brasileiros, que dizem ter dificuldades para exportar para a China, justamente por conta do câmbio, a presidente disse que hoje o mundo assiste a um processo pelo qual a disponibilidade de grande liquidez provoca processos “extremamente instáveis” de valorização de moedas.

? Temos visto um esforço imenso que o Ministério da Fazenda e o Banco Central vêm fazendo no sentido de coibir movimentos especuladores. Vamos continuar perseguindo isso ? insistiu.

Sair da versão mobile