Durante todo o domingo, dia 3, o corpo de Itamar Franco foi velado na Câmara Municipal de Juiz de Fora (MG), cidade da qual foi prefeito, e seguiu nesta manhã para Belo Horizonte. O corpo será cremado na tarde desta segunda, em Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte.
Dilma permaneceu durante aproximadamente uma hora no velório. Ao chegar, cumprimentou as duas filhas de Itamar, Georgiana e Fabiana, que estavam muito emocionadas. Dilma as abraçou e se aproximou do caixão, que foi colocado no salão principal do palácio.
O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso passou algum tempo ao lado da presidente Dilma Rousseff, diante do caixão, e chegou a trocar algumas palavras com ela. Também estavam no velório os principais líderes do PSDB, partido do ex-presidente Fernando Henrique, como o governador de Minas, Antonio Anastasia, o senador Aécio Neves (MG) e o ex-governador de São Paulo, José Serra. Diante do corpo de Itamar, Dilma e Fernando Henrique chegaram a trocar algumas palavras.
Acompanharam a presidente Dilma Rousseff na viagem a Belo Horizonte os ministros Antonio Patriota, das Relações Exteriores, Gleisi Hoffmann, da Casa Civil, Ideli Salvatti, de Relações Institucionais, e Helena Chagas, da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República.
A velório será fechado ao público ainda na tarde desta segunda, e o corpo do ex-presidente seguirá para o crematório de Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte. A cerimônia de cremação será restrita aos parentes e amigos mais próximos de Itamar.