Diretor do Ibravin elogia medidas do governo para o setor vinícola

Para Carlos Paviani, ações demonstram boa vontade de ajudar na superação das dificuldadesO diretor-executivo do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), Carlos Paviani, considerou positiva a compra de 6 milhões de litros de vinho de mesa do Rio Grande do Sul, a ser feita pelo Prêmio de Escoamento do Produto (PEP), da companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Ele disse que o governo demonstra a intenção de apoiar o setor na superação das dificuldades vividas atualmente.

O edital para o PEP do vinho está para ser publicado pela Conab. De acordo com as regras do mecanismo, o produto será comprado por um preço mínimo previamente estabelecido e destinado a localidades de consumo também definidas pelo edital. A previsão é de que a bebida comparada do Rio Grande do Sul vá para Estados no Centro-Oeste e no Norte do país.

Outra medida que deve ser anunciada pelo governo ? também elogiada pelo presidente do Ibravin ? é a conversão de 40 milhões de litros de vinho em destilado, que seria usado na correção do vinho produzido na próxima safra.

Carlos Paviani confirmou que representantes do setor se reunirão ainda nesta semana com o diretor de Logística e Gestão empresarial da Conab, Silvio Porto. O encontro deve ser realizado nesta quinta-feira, dia 24.

? Contamos com a boa vontade das equipes da Conab que estão presentes e acompanham essa crise que o setor está vivenciando ? disse ele no programa Mercado e Companhia nesta terça-feira, dia 22.

O diretor do Ibravin explicou que a situação ruim é resultado de um desequilíbrio no mercado. Segundo Carlos Paviani, a produção cresceu, mas não foi acompanhada pela demanda. Com isso, os produtores enfrentam dificuldades para comercializar o produto.

Ele acredita que as medidas a serem anunciadas pelo governo podem garantir o processamento da próxima safra pelas indústrias e cooperativas.