O presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), João Carlos Jacobsen, disse nesta terça, dia 27, que a alta do dólar agravou o endividamento do produtor. Segundo ele, as compras ficaram descasadas. No entanto, acredita que com a colheita da próxima safra os problemas podem ser resolvidos.
– A gente não tem números exatos, mas preocupa o endividamento artificial criado pela variação cambial em espaço curto de tempo. Alguma coisa há de ser feita – disse.
Jacobsen afirmou que o produtor está acostumado a trabalhar com o dólar, sobretudo porque o faturamento ocorre na divisa norte-americana. Ele disse ainda que a questão do endividamento tem solução e observou que a alta do dólar frente ao real vai permitir uma melhor remuneração, mesmo com a queda dos preços internacionais. O executivo e produtor avaliou que os agricultores estão apreensivos com o cenário político, o que tem pesado na tomada de decisão.
– Neste momento, o produtor se sente apreensivo porque não temos definição do País nos próximos meses. Precisamos que as instituições sejam fortalecidas e que se retome a governabilidade e a estabilidade política – afirmou.