Doux Frangosul realiza pagamento de lotes atrasados e renova esperança no Rio Grande do Sul

Fetag pretende confirmar se houve depósito para produtoresUma semana após firmar acordo em cartório, a Doux Frangosul começou a pagar parte do montante devido aos produtores de frango e suínos do Rio Grande do Sul que fornecem matéria-prima. A intenção é quitar o restante até 20 de maio e encerrar o impasse que se arrasta desde 2008.

Avalista do acordo, a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado (Fetag) recebeu, nesta terça, dia 25, comunicado da Doux garantindo ter quitado os lotes atrasados até 13 de janeiro. A entidade deve verificar se houve depósito na conta dos produtores.

? A partir do documento recebido, partimos do princípio de que foi pago ? diz Elton Weber, presidente da Fetag.

Enquanto isso, cresce a expectativa no interior do Estado. Em Passo Fundo (RS), o avicultor Romeu Lorenzato, comemorou ter finalmente recebido o pagamento dos lotes pendentes. Em dezembro de 2010, chegou a interromper a produção de 32 mil aves.

Animado com o cumprimento parcial do acordo, o produtor Edemir Rosso pretende ir ao banco para conferir a conta. Desde janeiro, ele esvaziou os aviários no interior de Passo Fundo devido ao atraso no pagamento de dois lotes.

Integrado da Doux há 20 anos, Rosso tem garantido o sustento da família graças à lavoura de grãos. Após cogitar abandonar a avicultura, garante que o acordo renovou a esperança quase perdida e planeja retomar a criação de 34 mil aves em maio.