De acordo com o levantamento da Céleres, a produção do cereal na primeira safra será de 29,901 milhões de toneladas, um recuo de 7,9% em relação à safra 2009/10, quando foram colhidos 32,455 milhões de toneladas.
O levantamento mostra, ainda, que os Estados do Sul, tradicionalmente os maiores produtores do grão, devem reduzir significativamente o cultivo do produto. O Paraná e o Rio Grande do Sul devem ter áreas 15,6% e 10,8% menores, respectivamente.
O plantio de milho está em pleno curso, depois que as chuvas voltaram à região Sul e melhoraram as condições de umidade dos solos. Segundo a Céleres, a área de plantio já alcança 12,3% do total a ser cultivado com o produto no verão.
No Paraná, a evolução foi de 12 pontos porcentuais em relação à semana anterior e agora atinge 15% da área total a ser semeada. Apesar disso, o plantio segue atrasado na comparação com o mesmo período da safra passada, quando o índice era de 38,6%. No Rio Grande do Sul, o plantio das lavouras já alcança 40%, mostrando recuperação do atraso. No ano passado, nesta mesma época do ano, 37,6% das lavouras tinham sido semeadas.