Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Estoques brasileiros de álcool devem atender demanda mesmo na entressafra

Queda na procura fez subir o estoque do combustívelOs estoques brasileiros de álcool devem atender à demanda mesmo na entressafra. O aumento do preço do produto fez cair o consumo no mercado interno em 2010. E hoje, segundo a Indústria de Cana-de-Açucar, o volume é suficiente para garantir o abastecimento até abril, quando se inicia a nova safra. O assunto foi discutido nesta quarta, dia 12, em Brasília, entre representantes do setor e governo.

Neste início de ano, o preço do álcool subiu, com valor médio de R$ 1,97, segundo a Agência Nacional do Petróleo. Quem pensou em abandonar a gasolina, desistiu.

? Muitas vezes a gasolina sai até mais barato ? disse o pecuarista Delcides Silva.

? Se fosse um pouco mais barato, é lógico que eu iria aderir ? reforçou a professora Vanessa Risoni.

Com a queda na procura pelo álcool, está maior o estoque do produto. A expectativa do setor é que cinco bilhões de litros de etanol estejam disponíveis até o início da próxima safra de cana, que começa em abril. Ou seja, o suficiente para abastecer o mercado nacional.

Também não vai faltar o etanol anidro, que é misturado à gasolina.

? Nós tivemos uma produção recorde de anidro, o nível de anidro dá conforto total para manter o nível de mistura. Não existe nenhuma ameaça de faltar anidro na gasolina brasileira nos níveis de 25% ? afirma o diretor da Unica, Antonio de Pádua.

Para evitar sustos, uma alternativa seria a formação de estoques reguladores.

? Parece que existe uma falta de coordenação no sentido de que se possa assegurar o abastecimento e regularizar os preços do produto ao longo de todo ano ? explica o economista Roberto Piscitelli.
 
? Na realidade, temos que aperfeiçoar essa questão com a iniciativa privada sempre lembrando que outros mecanismos já estão sendo utilizados. As companhias de comercialização de etanol, que dão mais liquidez ao sistema durante a safra e os contratos na BM&FBovespa que também permite uma melhor administração do preço durante toda a safra ? informa o secretário de Produção e Agroenergia do Ministério da Agricultura, Manoel Bertone.

Sair da versão mobile