Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Eurolat poderá estreitar relações entre Europa, América Latina e Caribe

Fundação pretende reunir sociedades civis dos dois continentesA expectativa de um estreitamento das relações entre os países europeus, latino-americanos e caribenhos está depositada na criação da Fundação Eurolat (Europa e América Latina), proposta em 2006 pelo primeiro-ministro espanhol, José Luís Zapatero, e que voltou à tona na abertura da 6ª Cúpula União Europeia, América Latina e Caribe (ALC-UE), nesta terça, dia 18, em Madri.

O objetivo da Fundação é reunir as sociedades civis dos dois continentes para pôr em prática propostas em vários setores. De acordo com informações de negociadores italianos, a Fundação Eurolat reunirá universidades, centros de pesquisa, instituições financeiras e entidades empreendedoras.

O primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi, já formalizou a candidatura da cidade de Milão como sede da Eurolat. A informação é do vice-ministro italiano da Educação, Giuseppe Pizza. A cidade de Milão é capital da região italiana da Lombardia e enfrenta a disputa com Paris e Hamburgo, na Alemanha.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e líderes mundiais estão presentes no encontro. Na segunda feira, em encontro paralelo à Cúpula, Mercosul e União Europeia anunciaram o retorno às negociações para criação de uma zona de livre comércio entre os dois blocos.

Sair da versão mobile