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Experiência brasileira atrai atenção para veículos flex nos EUA

Reunião focou o modo como os dois países podem trabalhar juntos para pavimentar o caminho para a segurança econômicaOs Estados Unidos devem olhar para o que o Brasil fez para alcançar sua independência energética e a história brasileira deve ser contada. Esta foi a mensagem passada por Burl Haigwood, presidente do Clube dos Veículos Flex-Fuel (FlexFuel Vehicle Club FFV Club), a um grupo de executivos da Flórida no dia 09 de outubro, durante café-da-manhã organizado em Miami pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), a Câmara de Comércio Brasil-EUA da Flórida (Brazilian-A

O foco principal da reunião foi como os EUA e o Brasil podem trabalhar juntos para pavimentar o caminho para a segurança econômica, ambiental e energética. A discussão foi parte de uma série de eventos promovidos pela Apex-Brasil e pela Unica antecedendo a última corrida da temporada da Indy Racing League (IRL) 2010, que ocorreu no dia 10 de outubro, em Homestead, ao norte de Miami.

A Apex-Brasil é uma das principais patrocinadoras e a Unica a fornecedora oficial de combustível da IRL, que utiliza nos carros 50% de etanol de cana e 50% de etanol de milho para simbolizar a parceria entre Brasil e EUA nos biocombustíveis.

O representante-chefe da Unica na América do Norte, Joel Velasco, lembrou a audiência que o Brasil possui uma das matrizes energéticas mais limpas do mundo, com 46% de suas fontes provenientes de energias renováveis. Porém, a estratégia de diversificação do País é o diferencial.

A experiência brasileira mostra que o caminho para a independência energética é pela diversificação, afirmou Velasco, adicionado que as ferramentas para a segurança energética são o uso de combustíveis renováveis em grande escala, uma infra-estrutura flexível e preços competitivos.

Brasil e EUA podem trabalhar juntos para transformar os biocombustíveis em uma realidade global. Devemos nos complementar para reduzir a dependência dos combustíveis fósseis, afirmou o representante da Unica.

Ele também apontou que graças à visão pioneira da Apex-Brasil, em não somente promover a exportação de etanol, mas também trabalhar com outros países para reduzir a dependência de fontes fósseis, os consumidores brasileiros e de fora estão sendo beneficiados.

Também fizeram parte do evento, o vice-presidente da BACCF e da Odebrecht, Claudio Almeida, o diretor de desenvolvimento de negócios da Odebrecht, David Peebles, e Brian Dean, presidente da Gateway Florida, joint venture formada entre entidades publicas e privadas para a promoção do desenvolvimento econômico da Flórida.

Junto com o debate, uma campanha de promoção dos veículos flex na Flórida foi lançada no dia oito de outubro, no primeiro posto de combustível a oferecer E85 (mistura de 85% de etanol à gasolina), no sul da Flórida, que começou a vender a mistura em 2007. Os donos de veículos flex receberam ingressos para a corrida da Indy, descontos na compra de E85 e acesso a um estacionamento especial na pista de corrida, reservado somente para automóveis flex.

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