Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Falta de chuvas preocupa produtores de milho, aponta Conab

Produção total do grão esperado para a safra 2010/2011 é de 56,73 milhões de toneladasO clima está normal, até o momento, nas principais regiões produtoras de milho da segunda safra, também chamada de safrinha de inverno. No entanto, nos últimos dias, as chuvas escassearam e já preocupa os produtores do Paraná, Mato Grosso, Goiás e Minas Gerais, informam os técnicos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), na nova pesquisa de safra 2010/2011, divulgada nesta quarta, dia 8. Nos Estados da Bahia e Piauí também existe apreensão por causa do clima adverso.

A produção total de milho esperada para a safra 2010/2011 é de 56,73 milhões de toneladas, mais 1,3% ante 56 milhões de toneladas de 2009/2010. A primeira safra está estimada em 35,03 milhões de toneladas. A segunda safra está projetada em 21,7 milhões de toneladas, o que representa leve queda de 1,1% ante 2009/2010, 21,9 milhões de toneladas.

Segundo a Conab, no Maranhão, que passou a cultivar o milho segunda safra no ano passado, as chuvas foram suficientes para garantir a produtividade dos 26 mil hectares semeados na região de Balsas e amenizar a escassez de umidade nas demais lavouras de milho segunda safra.

Para o milho segunda safra, a Conab prevê o cultivo de 5,7 milhões hectares, 8,8% maior que a área semeada na safra anterior, que foi de 5,3 milhões hectares. O milho safrinha está instalado basicamente na região Centro-Oeste, onde é semeada logo após a colheita da soja.

? Na maioria dos Estados não foi possível semear toda a lavoura de milho dentro do período ideal, mas os produtores tradicionais mantiveram ou aumentaram a área cultivada ? informa a Conab.

A área total cultivada com milho, resultante da soma da primeira e segunda safra, deve alcançar 13,4 milhões de hectares, apresentando crescimento de 3% em relação à safra anterior. Boa parte deste aumento está relacionada com a recuperação das áreas semeadas nas regiões Norte e Nordeste, as quais na safra anterior tiveram dificuldade na semeadura por falta de umidade no solo.

Sair da versão mobile