O balanço das rodadas envolvendo 20 importadores de 11 países e 77 empresas expositoras da feira ? que ocorre até esta sexta, dia 27, em Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul ? deve ser divulgado nesta quinta. O projeto integra o Programa Brazilian Furniture e tem o apoio da Agência Brasileira de Promoção a Exportações e Investimento (Apex-Brasil).
Direcionada ao público profissional da cadeia produtiva de madeira e móveis, a Fimma deve movimentar US$ 280 milhões nos cinco dias da feira. Para o diretor de assuntos internacionais do evento, Marcos Troes, o projeto é uma oportunidade para aproximar as partes interessadas.
? O contato é o marco inicial. Posteriormente, o importador pode conhecer os produtos nos estandes e estabelecer os negócios ? explica.
O importador dos Estados Unidos Tim Dunn fez contatos focado em partes para móveis de cozinha, portas e frentes de gaveta em pinus ou eucalipto, com o objetivo de abastecer três empresas norte-americanas. Atualmente 95% do que é consumido por seus clientes é oriundo da China.
? Queremos diversificar os mercados fornecedores para os 40 contêineres mensais que importamos hoje. Já fizemos contatos no México, Colômbia e agora, pela primeira vez, no Brasil ? afirma o importador que participou de 17 rodadas.