Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Furacões reduziram abastecimento mensal de produtos agropecuários em Cuba

Volume foi reduzido de 500 mil para 100 mil toneladasOs furacões Ike e Gustav, que arrasaram Cuba entre 30 de agosto e 9 de setembro, reduziram de 500 mil para 100 mil toneladas o abastecimento mensal de produtos agropecuários.

“Não serão momentos de mercados cheios e com variedade, pois, se em agosto, a comercialização de carnes e verduras em geral tem sido de 500 mil toneladas, em setembro só chegou a 100 mil”, diz o jornal Granma, porta-voz do governante Partido Comunista.

“Diante de tais circunstâncias, o país avalia disposições para amenizar desabastecimentos”, acrescenta a publicação, e lembra que o governo presidido pelo general Raúl Castro colocou em vigor medidas “para evitar especulações e garantir uma distribuição mais equilibrada”.

Segundo o jornal, “o Estado se esforça para aumentar o abastecimento”.

As medidas do Ggverno para evitar aumentos de preços incluem o congelamento de alguns produtos nos níveis que tinham antes da passagem dos furacões, o que agravou o desabastecimento nos poucos mercados agropecuários que até agora eram regidos pela oferta e pela demanda.

“Demorará algum tempo para poder estabilizar a oferta que havia”, declarou Granma, e acrescenta que “será necessário observar se não há outros mercados nas esquinas, nas casas, nos locais não estabelecidos para a venda, onde o povo viola preços e regulações”.

Os furacões destruíram boa parte dos cultivos da ilha, deixaram sem-teto milhões de cubanos e causaram prejuízos calculados pela imprensa oficial em US$ 5 bilhões a US$ 10 bilhões.

Sair da versão mobile