Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Geadas pontuais podem prejudicar lavouras de trigo, alerta Conab

Clima é bastante favorável à cultura, exceto no Paraná, São Paulo e Mato Grosso do SulA lavoura de trigo 2011, que compõe a safra 2011/2012, está em fase final de semeadura, informa a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), em seu 10º levantamento, divulgado nesta quarta, dia 6.

Segundo a Conab, até o momento o clima é bastante favorável à cultura, com alguns problemas pontuais no Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul pela ocorrência de geadas que podem prejudicar a parcela da lavoura que está na fase de floração. O efeito deste evento climático poderá ser avaliado nos próximos dias, por meio da observação das lavouras.

? O Paraná já tinha enfrentado problemas no período de semeadura pela falta de umidade no solo, que dificultou a germinação do trigo ? acrescentam os técnicos da estatal.

O levantamento da Conab revela que no Rio Grande do Sul ainda restam a semear pequenas áreas, o que deve ser efetivado até domingo. Em Santa Catarina, a semeadura foi bastante lenta, por causa das condições climáticas, onde o excesso de chuvas atrapalhou o estabelecimento da lavoura.

? Em Goiás, a semeadura foi concluída, salientando-se que neste Estado a maior parte da lavoura é irrigada ? comenta a Conab.

Em praticamente todos os Estados produtores ocorreu redução de área. Apenas no Rio Grande do Sul e no Distrito Federal a área semeada teve incremento em relação à safra anterior. Nesta safra, de acordo com o levantamento atual, a área cultivada deve ficar ao redor de 2,06 milhões de hectares, 4,1% menor que a área cultivada na safra 2010/2011, que foi de 2,15 milhões de hectares.

A produção nacional de trigo 2011, safra 2011/2012, está prevista em 5,5 milhões de toneladas, 7,3% menor do que foi colhido na safra anterior, quando a produção alcançou 5,9 milhões de toneladas.
 

Sair da versão mobile