Inflação deve cair mais a partir de setembro, diz presidente do BC

Segundo Alexandre Tombini, IPCA de julho ficará próximo do resultado de junho, que apresentou alta de 0,15% no mêsA atuação do Banco Central (BC) para conter a inflação este ano já tem gerado efeitos que serão sentidos mais fortemente neste segundo semestre. A previsão é do presidente do BC, Alexandre Tombini.

Ele destacou que o auge da inflação este ano será em agosto, mas entre setembro de 2011 e abril de 2012 a taxa deve cair 2 pontos percentuais, segundo expectativas do mercado financeiro.

Este ano, o Comitê de Política Monetária (Copom) elevou a taxa básica de juros, a Selic, cinco vezes. Atualmente, a Selic está em 12,5% ao ano. A próxima reunião do Copom será realizada no final deste mês.

Tombini voltou a reforçar que a inflação irá convergir para o centro da meta de 4,5% em 2012. Segundo ele, a inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) em julho, que será divulgada nesta sexta, dia 5, ficará próxima do resultado de junho, que apresentou alta de 0,15% no mês.