Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Instituto Agronômico do Paraná lança livro sobre plantas medicinais

Publicação faz parte das comemorações aos 36 anos de fundação do órgãoCaracterísticas, formas de uso e benefícios das plantas medicinais podem ser encontrados em um livro lançado pelo Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) em comemoração a seus 36 anos de fundação. O cultivo de ervas e plantas com aplicação terapêutica se concentra nos Estados de Santa Catarina e Paraná, mas a produção não atende à demanda, o que pode ser uma oportunidade de diversificação para pequenos produtores rurais. A catinga de mulata, por exemplo, é uma erva usada há mais de um século para

O pesquisador do Iapar Paulo Guilherme Ribeiro lembra que muitas plantas são tão ou mais antigas do que nossa própria história. Ele explica a origem do nome científico da planta mil folhas, que está ligado ao nome do lendário guerreiro grego Aquiles.

Ribeiro selecionou 64 espécies para o livro do Iapar. São variedades fáceis de cultivar, tanto para o produtor como para o público em geral. O material também ensina como usar cada erva.
 
O Brasil tem mais de cinco mil espécies de plantas medicinais, e nem todas estão catalogadas. Por incrível que pareça, segundo a Organização Mundial da Saúde, 75% da população utiliza ervas como tratamento médico.

As últimas pesquisas estão desenvolvendo o uso das ervas na medicina veterinária. O alho japonês, por exemplo, ajuda a combater os vermes que se instalam no intestino de aves e é eficiente para repelir a mosca do chifre, que ataca o gado. Além de ter ação antiinflamatória para o homem, a erva baleeira atrai a mosca da fruta e reduz o prejuízo nos pomares.

Sair da versão mobile