Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Lista do Brasil para retaliação aos EUA será divulgada no dia 8

Multinacionais do setor farmacêutico propõem soluções à crise do algodãoA lista de bens que a Organização Mundial de Comércio (OMC) autorizou o Brasil a usar, em retaliação ao contencioso do algodão com os Estados Unidos, será divulgada no dia 8 de março. A informação é da Câmara de Comércio Exterior (Camex). Segundo nota divulgada nesta segunda, dia 1º de março, pela Camex, os técnicos do grupo interministerial ainda estão fazendo os ajustes finais na lista.

Apesar do Brasil poder retaliar os EUA, multinacionais do setor farmacêutico propõem soluções à crise do algodão e apostam na visita da secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, ao país como um início de uma solução pacífica para a disputa envolvendo a eventual retaliação brasileira contra produtos americanos. O setor farmacêutico seria um dos atingidos por uma eventual retaliação.

Hillary chegará ao país na quarta e a questão da sanção brasileira estará na agenda de seus encontros com o chanceler Celso Amorim. Em 2009, o Brasil ganhou o direito de retaliar os EUA em mais de US$ 800 milhões por conta dos subsídios ilegais dados pelos americanos ao setor do algodão.

Segundo o tribunal da Organização Mundial do Comércio (OMC), os EUA violaram a determinação de retirar os subsídios. O Brasil, então, passou a criar uma série de medidas para, na realidade, adiar ao máximo a decisão de aplicar a retaliação, esperando um sinal dos americanos de que poderiam achar uma solução sem que o caso gerasse prejuízos. Amorim já até deixou claro que, se os americanos oferecerem uma solução ao caso, o Brasil abriria mão de uma retaliação.

Sair da versão mobile