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Mantega pede mais emprego para prorrogar isenção do IPI

Ministro disse que desde que foi anunciada desoneração, desempenho das vendas melhorouO ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou que há grande possibilidade de acordo para prorrogação da isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para produtos da linha branca ? geladeiras, fogões e máquinas de lavar. Segundo Mantega, esse entendimento deve ocorrer caso a indústria e o comércio cumpram dois compromissos: o aumento do emprego e das promoções e facilidades para o consumidor adquirir os produtos.

? Estamos trabalhando juntos para aumentar as vendas. O setor de produção e varejo está gerando emprego. Estamos na reta final para manter as vendas elevadas até o fim do ano. O governo vai fazer o possível ? afirmou o ministro, que participou de encontro, em São Paulo, com representantes da indústria e do varejo.

Mantega disse que desde que foi anunciada a desoneração no dia 17 de abril, o desempenho das vendas melhorou. Na época, o governo mudou a cobrança do IPI para alguns setores como automóveis e eletrodomésticos. O imposto para as geladeiras, por exemplo, baixou de 15% para 5%. Para as máquinas de lavar, a redução caiu de 20% para 10%. E nos fogões e tanquinhos a cobrança foi eliminada. A medida só vale até o próximo sábado, dia 31.

Na reunião, lideranças das maiores redes varejistas do país pediram ao governo que mantenha as medidas de incentivo a venda de eletrodomésticos da linha branca.

Para a presidente do Instituto de Desenvolvimento do Varejo (IDV), Luiza Trajano, a prorrogação é uma forma de garantir as vendas e a oferta de empregos no fim do ano.

? Em novembro e dezembro, o varejo eleva entre 10% e 15% do seu quadro de funcionários para que possam trabalhar e muitos permanecem na empresa. A gente tem tido um diálogo super aberto com o governo. Ele tem nos ouvido e a gente tem ouvido o que ele tem falado.

O ministro reafirmou que a medida foi positiva e que os empresários também repassaram a redução nos preços ao consumidor.

? O que nós queremos é dar vantagem para o consumidor e que ele seja atraído. Então, se nós aqui podemos celebrar esse acordo, há grande probabilidade que a gente venha a chegar a um entendimento.

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