Menor demanda e lotes da nova safra pressionam preços do algodão

Segundo o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), parte das empresas vem trabalhando com a pluma recebida por meio de contratos anteriores

Fonte: Divulgação/Embrapa

Os valores da pluma de algodão seguem registrando ligeiras quedas no mercado interno. Enquanto compradores estão retraídos, especialmente agentes de indústrias, observa-se a entrada de alguns lotes da nova safra 2015/2016 da Bahia. Segundo colaboradores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), parte das empresas vem trabalhando com a pluma recebida por meio de contratos e algumas unidades adquirem apenas poucos lotes para preencher a demanda de curto prazo. 

De 14 a 21 de junho, o Indicador Cepea/Esalq com pagamento em 8 dias, referente à pluma 41-4, posta em São Paulo, caiu ligeiro 0,56%, fechando a R$ 2,6793/lp nessa terça, dia 21.

Cotonicultores consultados pelo Cepea estão com as atenções voltadas para a preparação e evolução da colheita da nova safra. Boa parte dos produtores está sem pluma da safra 2014/15 e, dessa forma, aguarda o início do beneficiamento da temporada 2015/2016 para entrar no mercado.