O Cerrado ocupa 24% do território brasileiro e até 2008 teve quase metade da vegetação nativa devastada, segundo dados do Ibama. A meta do governo é reduzir em 40% a destruição do bioma. Para isso, pretende frear a expansão da agropecuária, negando financiamentos para o agricultor que desmatar a vegetação.
? Isso é a mesma coisa que foi feita na Amazônia e funcionou. Você tem que ter um prazo para isso acontecer e medidas de apoio para que todos se regularizem ? disse o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc.
A proposta atinge também a produção de carvão vegetal. A partir de 2013, quem não fizer a substituição de matas nativas por florestas plantadas poderá ser multado e ter restrição de crédito. Porém, o governo também pretende criar uma linha de financiamento para incentivar o plantio de florestas comerciais.
As medidas não precisam passar pelo Congresso Nacional. Segundo o Ministério do Meio Ambiente, deverão ser implantadas por meio de decretos, portarias e resoluções do Conselho Monetário Nacional.