Também será aberta a exposição de aniversário do ministério, instalada no túnel de acesso ao edifício anexo. Até esta sexta serão divulgadas matérias especiais sobre temas, como relações comerciais, produção sustentável, gestão do café, inspeção industrial e atuação das câmaras setoriais, no site do Mapa. Estão programadas também mostra de talentos dos servidores do Mapa, missa, culto e festa julina.
Mapa ajudou a estruturar o Brasil
? O Ministério da Agricultura, ao longo da sua história, teve papel fundamental no sentido de ajudar a estruturar o Brasil. Há uma identificação entre o produtor rural e o ministério ? disse Stephanes na cerimônia.
Durante o evento, o ministro ressaltou o trabalho encomendado pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) sobre os países que teriam condições de enfrentar a questão da fome e produzir mais alimentos para o mundo.
? Entre os quesitos elencados pela FAO, como extensão territorial, água e clima, por exemplo, o Brasil foi o único que passou em todos eles. Dois pontos merecem destaque: a tecnologia, construída em conjunto com servidores, agricultores e iniciativa privada e o fato de o país ter organização de produção ? enfatizou.
O ministro disse, ainda, que esse é o momento para a comemoração, já que o Brasil abastece o mercado interno, é auto-suficiente em quase todos os produtos, é o país que mais cresce em termos de exportação, além de ser o líder em produção de energia limpa no mundo.
Na programação, após o hasteamento da bandeira nacional, teve destaque a obliteração do selo personalizado e do carimbo comemorativo aos 25 anos do Laboratório Nacional Agropecuário (Lanagro), de Pedro Leopoldo/MG, responsável pelas pesquisas agropecuárias e apoio técnico laboratorial.