O APL integra o Programa de Desenvolvimento para Territórios e Arranjos Produtivos Locais de Alagoas (PAPL), desenvolvido pelo Governo do Estado, por meio da Secretariade Planejamento e Orçamento (Seplan), e pelo Sebrae/AL.
Cerca de 250 pessoas participaram do evento, que também serviu para debater os elos da cadeia produtiva, desde o cultivo até os aspectos de mercado. O diretor administrativo e financeiro do Sebrae/AL, José Roberval Cabral, disse que “o objetivo do APL é desenvolver um sistema de produção, beneficiamento e comercialização do inhame, abrindo novas oportunidades de negócios e ocupação produtiva para centenas de agricultores”.
Para a gerente da Carteira de Agronegócios da Instituição, Fátima Santos, o Governo do Estado, o Sebrae/AL e demais parceiros do APL deverão ampliar os investimentos em orientação, capacitação, consultoria, financiamento, infra-estrutura e tecnologia.
? Não podemos simplesmente estimular a demanda, é preciso oferecer soluções para que os produtores encontrem mercado para a sua produção, de forma justa e sustentável ? afirma Fátima.