O limite de crédito do Pronaf Mais Alimentos é de R$ 100 mil, que podem ser pagos em até 10 anos, com juro de 2% ao ano e carência de até três anos. Os projetos contemplam investimentos em formação de pastagens; compra de tratores, máquinas, implementos agrícolas e matrizes; irrigação; manejo do solo; construção de açudes; implantação de pomares e estufas; e armazenagem, entre outros. A linha de crédito atende a projetos associados à produção de olerícolas, frutas, arroz, feijão, milho, mandioca, trigo, leite e, agora, de caprinos e ovinos.
O diretor de Financiamento e Proteção da Produção Rural da Secretaria de Agricultura do Ministério do Desenvolvimento Agrário (SAF/MDA), João Luiz Guadagnin, afirma que inclusão da ovinocaprinocultura no Mais Alimentos é importante devido aos produtos originados desta atividade, como o leite e a carne, terem grande consumo pela população rural e urbana, principalmente no Norte e no nordeste do país.
? É a oportunidade para os agricultores familiares investirem na melhoria da sua atividade, seja na alimentação dos animais, no manejo ou nos cuidados sanitários ? ressalta Guadagnin.