Com uma cesta de produtos derivados da cana-de-açúcar, os trabalhadores do setor selaram, após um ano de discussões, a conquista de um compromisso nacional. Entre as medidas para melhorar a qualidade de vida, estão atendimento médico e acompanhamento da saúde dos profissionais, transporte adequado e gratuito, alimentação, segurança no trabalho e alojamento. A principal reivindicação dos trabalhadores, para acabar com a terceirização no cultivo da cana, também foi atendida.
? Acabamos coma figura do gato. Agora o trabalhador será registrado ? disse o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), Alberto Broch.
Mais de 300 usinas aderiram ao termo. Os 18 pontos citados no documento devem melhorar as condições de trabalho nos canaviais brasileiros. Para o presidente Lula, o registro na carteira de trabalho e previdência social é a principal conquista do acordo.
Somente nesta safra, a produção de cana passou de 572 milhões de toneladas gerando um milhão 260 mil empregos diretos. Para garantir o cumprimento do acordo, uma comissão com representantes do governo federal, empresários e trabalhadores do setor sucroalcooleiro vai acompanhar e avaliar os resultados.