Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Paraná acelera plantio do milho após volta das chuvas

Em apenas uma semana, o plantio evoluiu 23 pontos porcentuaisO plantio de milho está em ritmo acelerado no Paraná. Depois de semanas de forte estiagem, voltou a chover no Estado na virada do mês e os produtores tentam recuperar o tempo perdido. Em apenas uma semana, o plantio evoluiu 23 pontos porcentuais, atingindo 37% da área estimada nesta safra verão. Mesmo assim, há atraso na comparação com 2009, quando 52% das lavouras de milho haviam sido implantadas nesta época do ano.

A engenheira agrônoma Margorete Demarchi, do Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná (Seab), informa que as máquinas estão trabalhando dia e noite. Segundo ela, nesta terça, dia 5, choveu em diversas regiões do Estado, o que chega a atrapalhar os trabalhos.

? Temos de acompanhar diariamente o clima para ver o quanto os trabalhos no campo vão avançar ? disse.

A retomada do plantio em ritmo acelerado atende às orientações técnicas. A área de Agrometeorologia do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) recomenda que os produtores rurais aproveitem os índices mais elevados de precipitação, depois de aproximadamente dois meses de estiagem, para semear a primeira safra no Estado.

Segundo informações do Iapar, se o solo estiver seco, são necessários, pelo menos, de 30 a 40mm de chuvas para suprir a deficiência de água no solo e dar condições ao plantio. Na região de Ponta Grossa (PR) choveu, em média, 80mm desde a última sexta, volume que obrigou os agricultores a paralisar os trabalhos porque o solo ficou encharcado.

? Assim que a chuva parar, e o solo oferecer condições para os tratores voltarem a operar, o plantio recomeça em ritmo acelerado ? diz Margorete.

De acordo com boletim da Somar Meteorologia, nos próximos dias volta a chover em boa parte do Brasil, o que pode comprometer o plantio em algumas regiões. No Rio Grande do Sul, em Goiás e na Bahia a precipitação deve ficar abaixo da média. A Somar aponta, ainda, que “entre os dias 9 e 13 de outubro as chuvas darão uma trégua, o que possibilitará o retorno das atividades de campo nestes Estados”.

Sair da versão mobile