A exposição de Jataí e uma das principais do sudoeste goiano, região que mais produz grãos no Estado. A pecuária também se destaca e está presente na Expaja, com as raças bovinas de corte e de leite. O evento recebe todos os anos um público de cerca de 60 mil pessoas. A expectativa de negócios é de mais de R$ 1 milhão.
Pela primeira vez, a Exposição de Jataí abre espaço para tratar de assuntos técnicos, políticos e econômicos. A feira tecnológica reúne vários palestrantes, com destaque para o fórum transmitido ao vivo pelo Canal Rural.
Com auditório lotado, o pesquisador Rodrigo Justus, da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), abriu com uma palestra sobre o agronegócio e as exigências da lei ambiental. A nova legislação despertou o interesse da classe produtora, que está preocupada com as futuras decisões no Congresso Nacional.
O momento eleitoral ocupou boa parte do fórum. Os produtores deram opiniões quanto à atuação das entidades na política e cobraram mais representatividade do setor na vida pública do país. O presidente da Federação da Agricultura de Goiás, José Mário Schreiner, destacou a mobilização do produtor que, segundo ele, precisa ser unir para fortalecer a representação do setor em todas as esferas da política.