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Pesquisa mostra que educação avançou menos do que o esperado

Dados mostram que a taxa de crianças e jovens de quatro a 17 anos na escola em 2007 foi de 90,4%, enquanto a meta é de 91%Um levantamento feito nas escolas públicas brasileiras mostra que no ensino melhorou no país nos últimos anos, mas que muito ainda precisa ser feito, principalmente na zona rural. A pesquisa é do movimento Todos pela Educação, que divulgou os dados nesta quinta, dia 11, em São Paulo.

Foi avaliado o ensino nas escolas públicas de todo o país com base em cinco metas, que deverão ser cumpridas até 2022. A primeira estabelece que toda criança e jovem de 4 a 17 anos esteja na escola. Que até os oito anos, as crianças sejam alfabetizadas. Que o aprendizado seja adequado à série em que o aluno estuda. A quarta meta prevê que aos 19 anos os jovens já tenham o ensino médio concluído. E por último, que o investimento em educação seja ampliado e bem administrado.

Os dados divulgados nesta quinta mostram que a taxa de crianças e jovens de quatro a 17 anos na escola em 2007 foi de 90,4%, maior do que em 2005 (88,8%), mas ainda inferior à meta de 91%. Com relação à segunda meta, a taxa de alfabetização das crianças de oito anos no país é de 88%, enquanto a meta é a de que até 2010, 80% dessas crianças estejam plenamente alfabetizadas e até 2022, 100% das crianças.

No Brasil quase 50 milhões de crianças e jovens estão na escola, mas nem todos conseguem chegar ao fim do ano. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 10 a 14 anos, pelo menos, 3% das crianças são analfabetas. Acima de 15 anos, o índice é de 11%. Os números do movimento Todos Pela Educação mostram que muito na cidade já foi feito, mas que o potencial de melhorias é maior nas áreas rurais.

? Quem está com índices lá encima não tem muito que avançar. Mas o que se observou é que, no caso das áreas rurais, por causa das condições e da situação social, a possibilidade de avanços é maior ? afirma o pesquisador, Marcelo Neri.

De acordo com o pesquisador Francisco Soares, a questão principalmente atualmente não se resuma apenas ensinar, mas sem em saber se os alunos estão aprendendo.

? Temos que ter certeza que o tempo em que bastava construir a escola bastava. Bastava ensinar, acabou. Agora nós vamos perguntar aos alunos para os quais as escolas e os ensinos foram organizados se estão aprendendo? ? afirma o pesquisador Francisco Soares.

Como o próprio pesquisador observa, esta resposta depende também de uma das metas: a que espera mais investimentos em educação.

? Nós estamos mais atrasados em educação do que em outros setores. Considerando a renda que temos, o PIB do Brasil como um todo, o nosso resultado de educação poderia ser melhor. E isso vale para quem está na escola pública e para quem está na escola particular ? finaliza Soares.

Pelos dados desta quinta, o Brasil ainda não alcançou esta meta, o investimento e gestão da educação, o país passou de 3,9% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2005 para 4,4% em 2006. Na educação básica , o investimento passou de 3,2% em 2005, para 3,7% em 2006. A meta definida pelo movimento é a de que sejam destinados 5% do Produto Intero Bruto (PIB) até 2010.

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